MENU
Back To Top
Cronograma Capilar: O que é e como fazer

O cabelo tá estranho? Tá ressecado, sem brilho, precisando de um milagre? Pois vem conhecer o tão conhecido e milagroso Cronograma Capilar!
Tem quem diga que é mito, e tem também quem jura que é verdade. Bem, se não é verdade pelo menos faz um bom efeito no cabelo. Por muito tempo acreditei no mito de que cabelo vicia se usar sempre os mesmos produtos e no fim das contas não é que isso seja mentira ou verdade. É que o cabelo não precisa só ser hidratado como costumamos falar (eu mesma falei assim por muito tempo), mas na verdade o cabelo precisa de mais que hidratação. Precisa de hidratação, nutrição e reconstrução (HNR).

 

Isso se dá por fatos simples:

  • Hidratação nada mais é do que a reposição de água e umidade dos fios. Nesta fase do cronograma vamos usar produtos que tenham componentes para isto, tais como pantenol, mel, babosa, extrato de frutas e plantas, aloe vera, leite e glicerina. Se você não pode investir em produtos caros agora, use estes ingredientes misturados com uma máscara que você tem em casa que já vai fazer uma boa diferença. Você precisa hidratar seu cabelo se ele estiver ressecado, sem brilho e áspero.
  • Nutrição é a reposição de óleos naturais que o cabelo precisa para se manter saudável. Quando seu cabelo não está saudável e devidamente nutrido aparecem os frizz, pontas duplas e desalinhamento dos fios. Nutrir significa alimentar, de lipídios (presentes em óleos extra virgens e vegetais). Os ingredientes necessários para uma boa nutrição são: óleo de argan, coco ou de oliva (ingredientes de cozinha mesmo!).
  • Reconstrução é a reposição de massa (proteínas) com os danos diários e as químicas da vida o cabelo tende a perder a queratina natural e a reposição ajuda bastante a deixar os cabelos mais fortes. Só cuidado com a quantidade que usa pois queratina demais pode fazer o cabelo ficar áspero por ter usado mais do que o fio precisava. Se você não faz nenhuma química no cabelo faça esta fase apenas uma vez no mês e se o cabelo passa por danos constantes é interessante fazer a cada quinze dias. Muitas vezes quando se tem o famoso “corte químico” é porque o cabelo perdeu muita massa, nesses casos é indicado pular as outras etapas do cronograma e fazer uma reconstrução urgente pois as outras não vão fazer diferença nenhuma antes dos fios serem reconstruídos. Os cremes reconstrutores normalmente terminam em “ina” como: queratina, creatina, cisteína, proteína, arginina, lisina e os sem “ina” que são aminoácidos do trigo e colágeno.

 

Aprendendo isto você só precisa fazer um calendário onde vai colocar o que vai fazer em cada vez que for lavar o cabelo. Fiz uma tabelinha básica para 3 tipos de cabelo dividida em 3 dias (uma quantidade indicada para número de lavagens por semana), lembrando que nada disso são regras!

 

 

k

  1. Cabelos normais: Nesse caso para quem não tem muita química e tem um cabelo normal. Revezando hidratação e nutrição e uma reconstrução no mês de preferência depois de uma nutrição;
  2. Cabelos muito danificados ou com recente corte químico: Nesse caso um ciclo continuo dos 3 pois ambos precisam ser repostos.
  3. Cabelos com químicas: Cabelos que foram levemente estragados pela química mas que não precisam tanto de uma forte reconstrução.

 

É importante lembrar que estes mini calendários são apenas uma ilustração e você pode e deve mudar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Se sentir que está fraco potencialize nas reconstruções e se tiver com frizz e difícil de arrumar abuse dos óleos para nutri-los mais. Com o tempo você vai pegando a prática e tudo fica bem mais simples! É necessário enfatizar que isso tudo não são fatos comprovados, são baseados no que vivi e pesquisei durante estes anos e é claro, fiz no meu cabelo e notei uma diferença considerável do que meu cabelo era antes e depois de fazer o cronograma. É isso, espero que tenham gostado e que dê um bom resultado. Contem aqui nos comentários se vocês tem alguma técnica, se já fizeram o cronograma capilar alguma vez ou se vão fazer! Beijos e até a próxima.

Publicado por Suelen Gonçalves Tags: , , , , ,

Comentários comentar via blog


  • Dorothy Publicado em 23/12/2016 às 11:43

    Ó jest, prpeauoc-te é com o facto de que a Ucränia ter um PIB per capita (PPP) de 6.400 int'l USD, pouco acima do da Albänia, quando até Cuba tem 9.700, mesmo sendo uma ditadura comunista bloqueada pelos EUA há 50 anos!


  • http://www./ Publicado em 24/12/2016 às 20:31

    Surtout que se forcer n'est pas une bonne chose… enfin moi j'y attrape bien souvent des pannes de lectures.Merci de faire le point ainsi, un peu pour nous toutes !! 😉


  • Joana Back Publicado em 21/01/2017 às 22:35

    belo artigo conheça meu bloog>>>http://sobrancelhaperfeita.org/
    Joana Back postado recentemente…Sobrancelhas Para Cada Tipo de RostoMy Profile


  • odael amaral Publicado em 21/03/2017 às 18:56

    conteúdo muito bom,continue assim!
    odael amaral postado recentemente…VENCENDO A CALVICIE-NOVO TRATAMENTO CAPILAR FUNCIONA?My Profile


  • JOSE BENEDITO ROSA Publicado em 25/03/2017 às 18:59

    GOSTEI DO SITE ACHEI INTERESSANTE O NOME TAMBÉM É DA HORA
    CRONOGRAMA CAPILAR COM CERTEZA VAI FAZER MUITO SUCESSO.


  • Paulo Fernandes Publicado em 24/04/2017 às 16:33

    Ótimo artigo! Bem explicado e esclarecido…vou seguir as recomendações,parabéns!




  • CommentLuv badge