MENU
Back To Top
Fotografia para iniciantes: Como devo começar?
Andres Martins | Flickr

Andres Martins | Flickr

Olá pessoal! Estou aqui de volta para mais um post sobre Fotografia para Iniciantes. Na última semana eu fiz um panorama dos assuntos que iremos abordar nos próximos posts, e hoje iremos falar sobre o primeiro contato com a fotografia.

Algumas pessoas acham que a fotografia pode se dividir entre capturar um momento histórico ou apenas servir como um discurso literário, prova disso é a popularização das “selfies” (ou em português, autorretrato) no último ano. Distante de discutir qual deve ser o princípio que você deva escolher, é importante conhecer alguns estilos de fotografia e aprofundar seu conhecimento (que isso não funcione como uma forma de te fixar em um único espaço, mas começar focando em um nicho pode te ajudar a não se perder).

 

1

1 – FOTOJORNALISMO: É um dos gêneros mais populares no nosso cotidiano, um fotografo dessa área é responsável por captar imagens destinadas a reportagens, varia entre catástrofe, eventos populares, cenas de miséria, ambientes, etc.

2 – FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA: Explora o conceito de criar o desejo de consumo por coisas, a prática desse exercício pode ser vista em cartazes de bebidas alcoólicas, catálogo de mercado de moda varejista, etc. Na maioria das vezes o trabalho sofre constante modificação e intervenções digitais para enriquecer e aumentar o interesse pelo produto que se quer anunciar.

3 – FOTOGRAFIA SOCIAL: Está voltada para o ato de captar cenas como em casamentos, eventos sociais, formaturas e aniversários. Seu principal objetivo é registrar momentos festivos e cenas importantes.

2


4 – FOTOGRAFIA DE MODA
: Sem dúvida é uma das áreas que mais provocam interesse, também pode estar inserida na fotografia publicitária – já que em alguns casos tem o papel de persuadir o consumidor a consumir determinada marca. Esta é um estilo em que quase é impossível trabalhar sem uma equipe técnica, por trás dos ensaios existem maquiadores, produtores de moda, assistentes de fotografia e etc. Pode ser destinada desde ao uso em catálogos comerciais até editoriais conceituais.

5 – FOTOGRAFIA NEWBORN: É a fotografia com a proposta de capturar os primeiros dias de vida de um recém-nascido até os 15 dias. São representações espontâneas produzidas para provocar afeto e encantamento com tratamento mais suave, as vezes com cenografia quase onírica.

6 – FOTOGRAFIA ARTÍSTICA: Também pode ser conhecida como fotografia de montagem, sendo responsável por desprender-se de conceitos mais concretos e explorar o abstrato. Seu processo pode surgir da manipulação de elementos do campo visual ou provocar sensações utilizando uma narrativa mais pessoal.

 

E é claro que existem alguns outros estilos de fotografia que não couberam nesse post, mas você também pode se sentir a vontade para criar um estilo próprio fundindo algumas técnicas de uma categoria com outra e aproveitar para criar uma identidade própria. Na próxima semana irei apresentar algumas técnicas de fotografia e referências literárias para expandir seu conhecimento!

Espero que curtam, comentem e compartilhem informações! Nos vemos nos próximos posts!

Publicado por Bruno Cabé Tags: , , ,

Comentários comentar via blog


  • valdemir Publicado em 19/01/2017 às 10:07

    Gostei deste seu artigo que faz a pessoa entender mais a fundo sobre fotografia e que tem vários estilos aonde a pessoa até mesmo seguir um destes estilos.
    Está de parabéns….
    valdemir postado recentemente…A Jornada Fotográfica do Cara Da Foto — Curso Master De Fotografia e Pós-processamentoMy Profile


  • Juliana Publicado em 20/02/2017 às 16:38

    Gostei do artigo estou começando a estudar fotografia e consumindo tudo que veja na internet obrigado por compartilhar
    Juliana postado recentemente…Curso De Design De Sobrancelha Perfeita e DefinitivaMy Profile


  • Mila Oliveira Publicado em 20/02/2017 às 22:32

    Estou começando a estudar fotografia quero focar em fotografia publicitária vizando trabalhos
    Mila Oliveira postado recentemente…Receitas Paleo, Cardápio Dieta Paleolítica Com Os Alimentos Permitidos!My Profile


  • Ronaldo Publicado em 02/03/2017 às 23:56

    Foto jornalismo sou fotografo e tive a oportunidade em um período de registar batidas policiais, trabalhando com a policia civil uns meses foi tenso, mas é muito bom fazer


  • Rodolfo Aurélio Publicado em 13/03/2017 às 15:25

    Artigo informativo para quem quer começar no ramo da fotografia.


  • Miranda Vanessa Publicado em 25/04/2017 às 22:03

    Perfeito! Quero muito fazer um curso de fotografia!


  • as principais vitaminas para o corpo humano Publicado em 23/05/2017 às 14:38

    Preencha os campos embaixo destinado a anunciar R7 sobre os crimes achados nas nossas reportagens. http://www.triplec.at/
    as principais vitaminas para o corpo humano postado recentemente…as principais vitaminas para o corpo humanoMy Profile


  • Carlos Publicado em 04/08/2017 às 01:41

    Artigo muito bom para quem começar na fotografia. Gostei que você falou dos vários estilos que podem ser abordados. Pretendo fazer um curso de fotografia em breve.


  • lais Publicado em 19/10/2017 às 21:54

    Muito bom suas dicas, eu tiro fotos por hobby, tenho uma Nikon e minha irmã trabalha com moda feminina, loja de roupas, sempre tiro foto dela com os look da loja, mas se tivesse uma equipe por trás ajudando, seria ótimo, mas tudo tem um custo e infelizmente no momento ela não pode arcar com esse custo no momento, mas vamos se viramos. Muito legal sua visão sobre fotografia.




  • CommentLuv badge